terça-feira, 26 de julho de 2011

A INCONSTÂNCIA É UMA REAL MANIFESTAÇÃO DE DÚVIDAS

A INCONSTÂNCIA É UMA REAL MANIFESTAÇÃO DE DÚVIDAS
Tiago 1.2- 8: Meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
4  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7  Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
COMENTÁRIOS:
Tiago está falando com irmãos, sobretudo Judeus crentes que haviam aceitado o Senhor Jesus como o messias, ou seja, o Salvador da humanidade. Como isso lhes trouxe aflições por causa do judaísmo, Tiago os exorta que não se aflijam com tais provações, mas pelo contrário que tenham aquilo como Galardão, Gozo, pois era prova de que eram realmente cristãos na acepção da palavra e de ser a fé deles uma realidade. Essas provações eram várias (grego poikilos), que significa à variedade de cores, ou seja, a palavra se refere a variedade de provações, ao invés do número.
A perseverança da vossa fé, logicamente está referindo as circunstâncias, ocasionadas pelas grandes perseguições que eles enfrentavam. Tiago queria que eles entendessem que a provação (e nesse caso, o conceito de provação, é tribulação) é uma oportunidade de se comprovar o  temperamento cristão a maturidade cristã, e uma maneira de ensiná-los e encorajá-los a perseverança e fé.
Eles precisavam entender que nesse caso as provações devem ser acolhidas com prazer (Rom.5.3: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência), Paciência, isto é perseverança, são ingredientes que nos ajudam assimilar e resistir as circunstâncias adversas. Essa graça da perseverança deve ser tamanha a ponto de nos fazer perfeitos e íntegros, em nada deficientes (Rom. 5.4,5: e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado), Nisso podemos ver que esse é o estágio desejável para o cristão, ou seja; maduro no Grego quer dizer telefos, que significa ter alcançado seu fim, ter ficado completo, tanto em sentido físico, ético; ou seja, pleno crescimento ou maturidade.














Nenhum comentário:

Postar um comentário