segunda-feira, 20 de junho de 2011

PODEMOS ATÉ SER TENTADO COM DÚVIDAS, MAS A GRANDE DERROTA É SUBMETER A ELAS

PODEMOS ATÉ SER TENTADO COM DÚVIDAS, MAS A GRANDE DERROTA É SE SUBMETER A ELAS.
Romanos 14.23b.: Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.
COMENTÁRIO:
Podemos até ser tentado com dúvidas, ninguém está absolutamente livre disso, mas a grande derrota é se submeter a elas, e se nos submetermos a ela pecamos
I Coríntios 10.13: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
COMENTÁRIO:
O Senhor está velando por nós, Ele é o guarda de Israel que não dorme jamais, nunca devemos duvidar da fidelidade do Nosso Deus que jamais nos deixaria entregues a sorte, ou seja, a mercê de satanás. Deus limita a ação dele, assim como vemos na vida de Jó (Jó 1.12: Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.), como vemos fiel é Deus que não permite que ele vá além do que Deus delimitou.
Salmo 121.2-7: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.



COMENTÁRIO:
Deus não permite que os nossos pés vacilem, aos seus Anjos dá ordem a nosso respeito para que não tropecemos com os nossos pés em pedra. O Senhor é que nos guarda; Ele esta em cima, em baixo, a direita, a esquerda, na frente, atrás, enfim em todos os lugares para nos guardar de sermos molestados pelo Sol da aflição, tempestade, tentação, etc. nem de noite a lua da tristeza, frieza, desânimo e sobretudo das dúvidas. O Senhor nos guarda de todo mal; guarda a nossa alma.
Hebreus 3.12: Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
COMENTÁRIO:
“Perverso coração de incredulidade” Diferentes traduções
R.C.: um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vive R.A: perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
L.H.: um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Ou seja, um coração mau, infiel, incrédulo, descrente, e duro. O que podemos tirar de lição para nós desta expressão? Um coração duro significa um coração sem humildade, sem quebrantamento, que tem enorme dificuldade em perdoar, se humilhar reconhecendo o seu próprio erro.
É lamentável que muitos por não entenderem isso vivem com seus corações endurecidos, petrificados, e conseqüentemente se afastam do Deus Vivo, entrando pelo caminho de Caim, Coré, Balaão, e outros; com isso sobrecarregando-se de dúvidas e tantas outras coisas destruidoras, tais como: perversidade, vingança, ódio, ira, contenda, etc.