terça-feira, 26 de julho de 2011

A INCONSTÂNCIA É UMA REAL MANIFESTAÇÃO DE DÚVIDAS

A INCONSTÂNCIA É UMA REAL MANIFESTAÇÃO DE DÚVIDAS
Tiago 1.2- 8: Meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
4  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7  Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
COMENTÁRIOS:
Tiago está falando com irmãos, sobretudo Judeus crentes que haviam aceitado o Senhor Jesus como o messias, ou seja, o Salvador da humanidade. Como isso lhes trouxe aflições por causa do judaísmo, Tiago os exorta que não se aflijam com tais provações, mas pelo contrário que tenham aquilo como Galardão, Gozo, pois era prova de que eram realmente cristãos na acepção da palavra e de ser a fé deles uma realidade. Essas provações eram várias (grego poikilos), que significa à variedade de cores, ou seja, a palavra se refere a variedade de provações, ao invés do número.
A perseverança da vossa fé, logicamente está referindo as circunstâncias, ocasionadas pelas grandes perseguições que eles enfrentavam. Tiago queria que eles entendessem que a provação (e nesse caso, o conceito de provação, é tribulação) é uma oportunidade de se comprovar o  temperamento cristão a maturidade cristã, e uma maneira de ensiná-los e encorajá-los a perseverança e fé.
Eles precisavam entender que nesse caso as provações devem ser acolhidas com prazer (Rom.5.3: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência), Paciência, isto é perseverança, são ingredientes que nos ajudam assimilar e resistir as circunstâncias adversas. Essa graça da perseverança deve ser tamanha a ponto de nos fazer perfeitos e íntegros, em nada deficientes (Rom. 5.4,5: e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado), Nisso podemos ver que esse é o estágio desejável para o cristão, ou seja; maduro no Grego quer dizer telefos, que significa ter alcançado seu fim, ter ficado completo, tanto em sentido físico, ético; ou seja, pleno crescimento ou maturidade.














sexta-feira, 8 de julho de 2011

DEVEMOS APRENDER A SUPORTAR TRIBULAÇÕES, POIS ISSO DENOTA MATURIDADE CRISTÃ

DEVEMOS APRENDER A SUPORTAR TRIBULAÇÕES, POIS ISSO DENOTA MATURIDADE CRISTÃ
Tiago 1.12-15: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
COMENTÁRIO:
Suportar a provação significa passar a luta cantando Louvor. Não reclamar ou achar que está sendo injustiçado ou que não merece tamanha luta. É sempre bom lembrar que somos resultado de nós mesmos, muitas vezes não agimos como devíamos e depois sofremos as conseqüências de nossos erros, precipitações, negócios errados, más companhias, palavras mal faladas, etc.
Nunca devemos achar ou dizer “sou tentado por Deus”. Conforme o texto de Tiago, somos resultado de nós mesmos, quando cobiçamos, já que a cobiça é desejo descomedido de possuir bens materiais. E quando isso se torna uma obsessão na pessoa ela é atraída e seduzida, ou seja, enganada.
E a cobiça concebida, ou seja; consumada, dá luz ao pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte.
É por causa disso que muitos estão mortos dentro da própria igreja, vivem muitos mais querendo receber algo do que preocupado em dar a Deus o devido Culto, o louvor perfeito, sabendo que se assim procedermos as demais coisas virão como conseqüência para nós
Mateus 21.21,22: Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
COMENTÁRIO:
Tudo quando precisamos, desejamos e queremos; seja Sabedoria, Dons, Batismo no Espírito Santo, ou ainda toda sorte de bênçãos, alcançaremos mediante a fé. Jamais duvidando, pois dúvida é sinônimo de vacilo, inconstância, medo, etc.
Jesus amaldiçoou a figueira por nela não havia frutos. Que tenhamos frutos da fé, pois logicamente sem frutos estaremos amaldiçoados, secos e murmuradores. 
“Os nossos frutos nos caracterizam, pois se não produzimos frutos da fé a nossa fé é morta, isso quer dizer que se tivermos dúvidas daquilo que Deus pode faze em nós e por nós estamos sem frutos, pois a dúvida é indício de Figueira seca”, ou seja, vida sem fé, duvidosa (Tiago 2.17: Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.)