terça-feira, 22 de novembro de 2011

NÃO DAR AO SENHOR A DEVIDA HONRA E GLÓRIA E MANTE-LO EM PRIMEIRO LUGAR


NÃO DAR AO SENHOR A DEVIDA HONRA E GLÓRIA E MANTE-LO EM PRIMEIRO LUGAR
João 5.44: Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?
COMENTÁRIO
Esse é ponto de tem levado muitos cristãos a derrota. Tudo o que somos ou venhamos a ser, é resultado unicamente da Misericórdia de Deus. Jesus disse “sem mim nada podeis fazer” (João 15.5: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.)
Se aceitarmos a glória uns dos outros, não vamos crer que foi Deus quem fez por nós, pois segundo as Palavras do Senhor Jesus “Como podeis crer”. Claro só é possível crer se atribuirmos toda honra, toda glória e todo poder a Deus, senão ficaremos tentados pela dúvida de dizer eu fiz isso ou aquilo (Deuteronômio 8.17: Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.).
f)- IMPACIÊNCIA, FALTA DE COMEDIMENTO
Hebreus 10.35,36: Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem.
COMENTÁRIO:
Impaciência e falta de comedimento são duas coisas terríveis. Impaciência tem como sintomas principais inquietação, agitação, precipitação, etc. que, diga-se de passagem, são geradores incontestes de dúvida.
O comedimento por sua vez denota equilíbrio, moderação, prudência, etc. a falta de equilíbrio é um aliado mortal das dúvidas, mesmo porque uma pessoa desequilibrada não consegue por a fé em prática, por uma série de razões, dentre as quais a indecisão que por sua vez alija a fé.
g)- ESQUECER-SE DE TODAS AS MARAVILHAS QUE O SENHOR TEM FEITO
Salmo 78. 11 19,20: esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes mostrara. Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto? Com efeito, feriu ele a rocha, e dela manaram águas, transbordaram caudais. Pode ele dar-nos pão também? Ou fornecer carne para o seu povo?
COMENTÁRIO:
Esse foi um dos piores pecados cometidos pelo povo de Israel. Testemunhas oculares de tantas maravilhas operadas diante deles no deserto, mesmo assim foram ingratos, rebeldes, não reconhecendo tantos benefícios pelo contrário, esqueceram-se deles (Salmo 103.2: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.)
O povo foi tão ingrato que ao invés de louvar a Deus, ”Bendizer” por suas obras tremendas, insistiram em esquecer-se de todos os benefícios recebidos. OH! INGRATÃO SÃO TAMANHO!







sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AS DÚVIDAS E SUAS CAUSAS COMUNS SÃO POR FALTA DE ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E DE TE-LA NA MENTE E NO CORAÇÃO


AS DÚVIDAS E SUAS CAUSAS COMUNS SÃO POR FALTA DE ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E DE TE-LA NA MENTE E NO CORAÇÃO
a)- Falta de ter a Palavra de Deus na Mente e no coração
Provérbios 29.18: Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.
COMENTÁRIO:
A Palavra de Deus, quando aceita, transforma os povos; sendo desprezada, o povo se corrompe e as condições de vida pioram. Mas o que guarda a Santa palavra é feliz.
b)- DESANIMAR DE FAZER O BEM
Malaquias 3.14ª: Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
COMENTÁRIO:
Vemos nesse texto o queixume daqueles que só têm interesse e dão valor às coisas terrestres. O espiritual é desprezado em detrimento às coisas espirituais, jamais conseguirão entender que servir a Deus é algo sublime e glorioso.
Esses tais desanimam facilmente de servir a Deus e julga inútil, sem importância nenhuma guardar Seus mandamentos, enquanto que a Bíblia nos ensina que em guardá-los a grande recompensa (Salmos 19.11: Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em guardá-los, há grande recompensa)
c)- OLHAR PARA AS ADVERSIDADES E AS CIRCUSTÂNCIAS EM VEZ DE OLHAR PARA O SENHOR
Mateus 14.30,31: Mas, [Pedro] sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, me salva. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?

COMENTÁRIO:
Se não tivermos visão espiritual sarada às circunstâncias sempre serão pontos de derrotas para nós, por uma razão simples; ao invés de olharmos para Jesus autor e Consumador da nossa fé, Quem nos conduz sempre em triunfo, colocaremos os olhos nas circunstâncias e, em lugar de torná-las favoráveis, as tornaremos contrárias a nós (Hebreus 12.2: olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
 d)- PREOCUPAÇÃO DEMASIADA COM AS NECESSIDADES MATERIAIS
Lucas 12.29,30, 31: Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentada
COMENTÁRIO:
Inquietação denota desassossego, perturbação, turbulência, apreensão; etc. é tudo que o Senhor não para nós e sim quietude, sossego, tranqüilidade, etc.
O nosso pão quando ganho na “Paz de Deus”, jamais será de dor, penoso, etc. será sempre o pão da paz, da alegria e da felicidade.