sábado, 4 de fevereiro de 2012

AS DÚVIDAS E OS EXAGEROS NEGATIVOS QUE OS HOMENS DE ISRAEL DERAM A RESPEITO DA TERRA,FIZERAM O POVO MURMURAR DE MOISÉS


AS DÚVIDAS E OS EXAGEROS NEGATIVOS QUE OS HOMENS DE ISRAEL DERAM A RESPEITO DA TERRA, FIZERAM O POVO MURMURAR DE MOISÉS
Salmo 106.24.25: Também desprezaram a terra aprazível; não creram na sua palavra.
25 Antes murmuraram em suas tendas e não deram ouvidos à voz do SENHOR. Antes, murmuraram em suas tendas e não deram ouvidos à voz do SENHOR.
COMENTÁRIO:
Vemos nesse Salmo as duas asneiras do povo de Israel, quando já podiam avistar a terra prometida.
No episódio, em Cades-Barnéia, ”desprezaram a terra aprazível; não creram na sua palavra.” “não creram”, ou seja, não deram ouvidos na sua palavra. Lamentavelmente, mais uma vez, a dúvida aparece como inimigo mortal, levando-os a exagerar no relatório que fizeram a Moisés.
Esse fato é duro, mas é real, temos de ter cuidado com esse aspecto, pois a falta de fé muitas vezes nos leva a distorção as coisas e adaptá-las a nossa conveniência.
Em razão disso que há muitos murmuradores e queixosos, cujos queixumes não passam de manifestação de dúvidas que por sua vez está a serviço do diabo.
Efésios 4.29: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
COMENTÁRIO:
O nosso vocabulário não deve ser indecente, pois pode tornar-se um hábito tão arraigado que resultará em circunstâncias desagradáveis (Marcos 14.71: Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais!). Não basta somente suprimi-lo; é necessário cultivar o bom vocabulário, ou seja, palavras decentes, boas e santas.
Devemos ajudar outras pessoas pelas nossas palavras de bendição, ou aquela “que for boa para promover a edificação”
CONSEQUENCIAS DA DUVIDA
Hebreus 11.6: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.
COMENTÁRIO:
Isso é imperativo que entendamos, jamais agradaremos a Deus sem fé. Logo isso nos remete a seguinte situação; Deus abençoa aqueles cuja fé está firme, inabalável, pois se trata de uma relação com alguém que é invisível, e como nos relacionaremos com esse ente invisível sem fé.
Por isso que é necessário “que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”. As nossas bênçãos acontecerão quando tivermos fé que Deus está pronto à atender todos aqueles que esperam unicamente nele e em momento algum tivermos dúvidas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário