terça-feira, 27 de agosto de 2013

UMA MENTE INCRÉDULA, É UMA MENTE DOMINADA PELO DEUS DESTE SÉCULO
2. Coríntios 4.3,4: se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
COMENTÁRIO:
A palavra “encoberto” (3) é a mesma usada em I Cor. 3.13: E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que eram transitórios. (punha véu), e o pensamento se liga ao mesmo pensamento de I Cor. 4.4: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” O trabalho do diabo (deus deste século), é cegar o entendimento das pessoas para que não vejam, ou seja, desviar da luz de Cristo os homens.
Esta é uma questão que devemos estar atentos. Quem não aceita a verdade de Jesus Cristo é porque está cego pelo diabo e só lhe resta crer em dúvidas e ilusões
Lucas 8.12: A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.
COMENTÁRIO:
 Um coração duro e incrédulo são impedimentos para que se tenha uma boa colheita e se torne um campo fértil para o diabo semear dúvidas. O caráter sem profundidade facilmente vacila, na tentação, lutas ou perseguições.
A pessoa mundana coloca o valor dos prazeres carnais acima do da vida eterna e age como Esaú, que por causa de um prato de comida desprezou a benção Espiritual.
Num coração onde Habita o Espírito Santo ele troca o ódio pelo amor, e nele nasce o fruto para a vida eterna.“vem a seguir o diabo”- é claro ele está fazendo tudo para tirar sua atenção da palavra, pois ele sabe que, aquele que ouve é salvo, abençoado. A fé vem pelo ouvir
I Timóteo 1.18-20: Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.
Paulo está lembrando Timóteo das palavras que no princípio do Ministério indicaram a obra e o combate espiritual a que ele fora chamado (I Tm.4.4:” Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.”, adverte-o então sobre a causa oculta do desastre espiritual a que alguns já haviam chegado.
“as profecias” (18) Paulo esta sinalizando Timóteo como escolhido de Deus para um serviço especial. Cabia então a ele Timóteo, firmado nelas, ou seja, na Palavra de Deus, encontrar inspiração e fortalecimento empreender o bom combate da fé, significando dizer, dúvidas jamais, fé sempre.
Paulo está lembrando-lhe de recomendação anteriormente feita, acerca da importância da sinceridade espiritual. Porque alguns têm falhado nisto, afastando-se deliberadamente, a boa consciência a que se deviam firmar. Em razão disto muitos naufragaram na fé cristã e se tornaram heréticos na doutrina.
Em II Tm. “2.16-18:” Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. “E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.”
Vemos nesse texto acima pormenores de Himeneu, Fileto e Alexandre. O erro deles é tão blasfemo que, para o seu próprio bem, tiveram de ser severamente disciplinados.
“Entreguei a Satanás” (20); dá-nos a clara impressão que se trata de excomunhão, colocando tais pessoas fora da esfera do reino da proteção de Cristo, ficando as mesmas expostas ao domínio satânico e sujeito à ação que ele de afligir com doenças físicas.

*qualquer coisa que façamos deve ser firmado, baseado na palavra de Deus. Caso contrário naufragará na fé, na vida, enfim em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário