terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mateus 7.1-5 I João 3.9,10
Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

I JOÃO 3.9-10: Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
COMENTÁRIO
Na verdade, cada um de nós vive cercado de embaraços e pecados. Não é menos verdade que muitas vezes por mais que tentemos, acabamos sendo vencidos pela fraqueza ou pecado. Porém é dever inquestionável de cada um lutar contra o pecado, não se conformando nem o aceitando passivamente, O Senhor é a nossa força e a nossa vitória na luta constante contra as astutas ciladas do diabo. Independentemente do erro ou pecado que cometemos isso é um problema individual e não cabe a nenhum de nós julgarmos ou rotular ninguém, ou seja, julgar conforme as aparências, sem ao menos tomar conhecimento porque, aquela pessoa foi levada aquele erro. O ser humano tende a rotular de maneira negativa tudo o que não consegue realmente compreender.
Dando ênfase ao nosso tema “Rotular” é preciso buscar uma definição para isso, pois duas são as categorias na língua portuguesa:
2 A palavra rotular aparece também nas seguintes entradas: julgar, acusartachartaxar, e no sentido figurado da palavra, significa atribuir uma característica ou uma alcunha a alguém(geralmente sem nenhum fundamento

É a segunda categoria que rege nosso estudo a de: Julgar, Acusar, julgar, taxar, alcunhar, etc. As pessoas rotulam umas as outras como egoístas, mas não percebem que é justamente o contrário: Estão todas ocupadas demais vivendo pelos outros que se esquece de si mesmas. É um erro imensurável rotular outras pessoas, por causa de seus hábitos, crenças, gosto pessoal, etc.
O fato de não gostarmos de determinada coisa não significa que o outro esteja errado e no caso de crenças, opção política, etc. podemos não concordar com opção alheia, mas é nossa obrigação respeitar a opção dos outros e quando tivermos que emitir nossa opinião discordante, devemos fazer de forma respeitosa.
O grande erro de muitas pessoas é a de rotular outras pessoas, por causa de suas formas diferentes de pensar em termos de: Costumes, hábitos, crenças, etnias e partidos de pensamentos filosóficos e políticos e acabam por julgá-las, e cometendo um erro muito grande, já que todo julgamento precipitado é preconceito.
O preconceito é na verdade uma forma mesquinha de comportamento, já que preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério. O preconceito geralmente é uma forma banal de rotular uma pessoa de gorda, magra, feia, evangélica, espírita, católica, budista, etc. O preconceito é resultado das frustrações que muitas vezes se apoderam de uma pessoa e, que, se não contida, pode se transformar em ódio, hostilidade e as formas de agressões mais absurdas possíveis.

Na maioria das vezes as pessoas que vivem sob o efeito das frustrações é porque foram ou são “mal amadas” tiveram insucessos na vida e não conseguiram superar, são pessoas que se deixaram dominar pelas frustrações, que não aprenderam fazer dos erros uma oportunidade para crescer, pois sabemos que, quem não sabe lidar com seus fracassos errará e consequentemente se tornará uma pessoa preconceituosa e passa a rotular os outros.

Biblicamente o Preconceito é pecado. Como podemos ver no texto da leitura em Classe: “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”. Isso tem a ver com os julgamentos precipitados e perigosos que muitos acabam fazendo dos outros.
Romanos 14.1-23: Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para firmá-lo. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
Não devemos julgar uns aos outros. Nós podemos errar em nossos julgamentos. Quando julgamos alguém, julgamos a nós mesmos. Mas, por outro lado, devemos julgar ações para fazer distinção entre o certo e o errado. Devemos sempre pedir a ajuda de Deus para fazer julgamentos justos e com amor.